A
aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA/TGD se dá
através de uma abordagem vivencial. Todos os momentos e ambientes são
utilizados como objetos de estudo. Na sala de aula, no parque, em casa, sempre
haverá o que será usado como objeto de aprendizagem. Na escola, primeiro
explora-se a sala de aula, depois os demais ambientes, porém deve-se dar
importância ao que mais agrada a criança para iniciar um trabalho de adaptação
e familiarização entre professor e aluno.
Estabelecer rotinas e ajudar o aluno
a incorporar regras de convívio social, também é atitude de extrema importância
para garantir o desenvolvimento na escola e fora dela.
Para avaliar e estimular o
desenvolvimento de competências deve-se propor atividades de socialização,
linguagem (emissão e compreensão), cognição, autocuidados e motricidade.
Apresentamos a seguir, alguns
exemplos de materiais pedagógicos utilizados para o desenvolvimento da
comunicação e habilidades de alunos com TEA/TGD, que poderão ser confeccionados
com recursos de baixa tecnologia.
ROTINA DIÁRIA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJ_ajOe2sCSJMtuo8_27GgVsMiC_SZ53aJMvaoRhnsS1vx-g9Q8R13YzTD99uGvHqz2nIfp0R-P-QR-0KumhcTDJWhFuxi3L2CeqMix9ZTkphl1GLMOLMFRUEwCWu3eeSVx_hVbHRZsBuZ/s1600/tgd+6.jpg)
A
rotina esquematizada é essencial para um trabalho com alunos com autismo, pois
é ela que vai nortear todas as ações dentro da escola. É o que dá
familiaridade, previsibilidade e que proporciona segurança e reduz a ansiedade
do aluno.
Para
esta atividade utilizam-se cartões plastificados indicando as atividades,
fixados
no mesmo local todos os dias para fazer a agenda diariamente. Ex.: entrada – oração – música – história – calendário – atividade – higiene – lanche – recreio – parque – jogos – saída. Pode-se usar também, fotos da criança fazendo as atividades ou figuras que representem as mesmas.
no mesmo local todos os dias para fazer a agenda diariamente. Ex.: entrada – oração – música – história – calendário – atividade – higiene – lanche – recreio – parque – jogos – saída. Pode-se usar também, fotos da criança fazendo as atividades ou figuras que representem as mesmas.
COMO ESTOU HOJE?
O aluno pode demonstrar através de cartões como está se sentindo: Irritado, Alegre, Triste, Surpreso.
Esta atividade proporciona o autoconhecimento, desenvolvendo a autoestima e autoconfiança. Pode ser realizada nos diversos espaços: no AEE, sala de aula, ambiente familiar, sendo executada individualmente ou em grupos.
PAREAMENTO
Apresentar cartões com gravuras e letras que representam a palavra que as
identificam.
Pode ser usado em atividades individuais e coletivas nos diversos
espaços escolares, como sala de aula comum e SRM. Proporciona o desenvolvimento
de habilidades de comunicação (expressiva e receptiva), e de cognição.
CONCEITOS MATEMÁTICOS
Para
introduzir conceitos matemáticos como: cheio, vazio, muito, pouco, fazer uso de
potes com quantidades variadas e pote vazio.
Para
introduzir conceitos matemáticos de tamanho, fazer uso de cartões com gravuras
e a escrita da mesma, representando o grande, médio e pequeno.
Podem
ser realizadas nos diversos ambientes individualmente ou no coletivo,
proporciona o desenvolvimento dos processos mentais superiores.
CORES
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Para
promover o desenvolvimento da linguagem e do pensamento deve-se fazer uso de
cartões representando história seriada e ou fatos em sequência.
Pode
ser realizada na biblioteca, sala de aula, SRM, nos diversos ambientes, de
forma individual ou coletiva. Amplia a comunicação e promove a interação
social.
MOTRICIDADE E LINGUAGEM
Para dar início a
habilidade de montar quebra cabeça é importante iniciar com uma figura única e
grande. O corte da figura poderá ser bem simples no início, para se ter apenas
duas partes. Poderá ser um corte horizontal ou vertical, para ir
aumentando aos poucos o nível de dificuldade, 3 peças, 4 peças... e os cortes
também serão mais elaborados conforme a progressão do aluno na atividade.
Essas atividades
deverão ser planejadas pelo professor do AEE em interface com o professor da sala comum e o professor acompanhante se
tiver, podem ser realizadas nos diversos ambientes, onde o aluno com TEA/TGD
será observado no seu desenvolvimento, aumentando o nível de dificuldades de
acordo com seu desempenho.
olá,adorei suas contribuições,pois mostra como esse universo é rico para trabalhar com alunos com TEA. A rotina é importante para que a pessoa autista saiba o que vai ocorrer no contexto familiar, social ou educacional, que está inserido.Parabéns
ResponderExcluir