sábado, 7 de junho de 2014

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE BAIXA TECNOLOGIA QUE APOIAM O ALUNO COM TEA/TGD EM SEU DESENVOLVIMENTO

A aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA/TGD se dá através de uma abordagem vivencial. Todos os momentos e ambientes são utilizados como objetos de estudo. Na sala de aula, no parque, em casa, sempre haverá o que será usado como objeto de aprendizagem. Na escola, primeiro explora-se a sala de aula, depois os demais ambientes, porém deve-se dar importância ao que mais agrada a criança para iniciar um trabalho de adaptação e familiarização entre professor e aluno.
Estabelecer rotinas e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social, também é atitude de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola e fora dela.
Para avaliar e estimular o desenvolvimento de competências deve-se propor atividades de socialização, linguagem (emissão e compreensão), cognição, autocuidados e motricidade.
Apresentamos a seguir, alguns exemplos de materiais pedagógicos utilizados para o desenvolvimento da comunicação e habilidades de alunos com TEA/TGD, que poderão ser confeccionados com recursos de baixa tecnologia.


ROTINA DIÁRIA






A rotina esquematizada é essencial para um trabalho com alunos com autismo, pois é ela que vai nortear todas as ações dentro da escola. É o que dá familiaridade, previsibilidade e que proporciona segurança e reduz a ansiedade do aluno.
Para esta atividade utilizam-se cartões plastificados indicando as atividades, fixados
no mesmo local todos os dias para fazer a agenda diariamente. Ex.: entrada – oração – música – história – calendário – atividade – higiene – lanche – recreio – parque – jogos – saída. Pode-se usar também, fotos da criança fazendo as atividades ou figuras que representem as mesmas.

COMO ESTOU HOJE?

 

O aluno pode demonstrar através de cartões como está se sentindo: Irritado, Alegre, Triste, Surpreso.
Esta atividade proporciona o autoconhecimento, desenvolvendo a autoestima e autoconfiança. Pode ser realizada nos diversos espaços: no AEE, sala de aula,  ambiente familiar, sendo executada individualmente ou em grupos.


PAREAMENTO






Apresentar cartões com gravuras e letras que representam a palavra que as identificam.
Pode ser usado em atividades individuais e coletivas nos diversos espaços escolares, como sala de aula comum e SRM. Proporciona o desenvolvimento de habilidades de comunicação (expressiva e receptiva),  e de cognição.








CONCEITOS MATEMÁTICOS





Para introduzir conceitos matemáticos como: cheio, vazio, muito, pouco, fazer uso de potes com quantidades variadas e pote vazio.










Para introduzir conceitos matemáticos de tamanho, fazer uso de cartões com gravuras e a escrita da mesma, representando o grande, médio e  pequeno.

Podem ser realizadas nos diversos ambientes individualmente ou no coletivo, proporciona o desenvolvimento dos processos mentais superiores.




 CORES











 Para introduzir noção de cores utilizam-se cartões com gravuras que correspondam as cores pretendidas.

LINGUAGEM E PENSAMENTO



Para promover o desenvolvimento da linguagem e do pensamento deve-se fazer uso de cartões representando história seriada e ou fatos em sequência.
Pode ser realizada na biblioteca, sala de aula, SRM, nos diversos ambientes, de forma individual ou coletiva. Amplia a comunicação e promove a interação social.




MOTRICIDADE E LINGUAGEM







Para dar início a habilidade de montar quebra cabeça é importante iniciar com uma figura única e grande. O corte da figura poderá ser bem simples no início, para se ter apenas duas partes. Poderá ser um corte  horizontal ou vertical, para ir aumentando aos poucos o nível de dificuldade, 3 peças, 4 peças... e os cortes também serão mais elaborados conforme a progressão do aluno na atividade.





Essas atividades deverão ser planejadas pelo professor do AEE em interface com o professor  da sala comum e o professor acompanhante se tiver, podem ser realizadas nos diversos ambientes, onde o aluno com TEA/TGD será observado no seu desenvolvimento, aumentando o nível de dificuldades de acordo com seu desempenho.













Um comentário:

  1. olá,adorei suas contribuições,pois mostra como esse universo é rico para trabalhar com alunos com TEA. A rotina é importante para que a pessoa autista saiba o que vai ocorrer no contexto familiar, social ou educacional, que está inserido.Parabéns

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