EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE Artigo elaborado por pedagogas, pós-graduadas em magistério e psicopedagogia, a partir de pesquisa bibliográfica, propõe uma reflexão sobre as questões de uma escola inclusiva e para todos, que deve partir de uma mudança na perspectivai sociocultural de uma visão ideológica em contraste com a realidade apresentada. Para que ocorra uma proposta inclusiva é necessário uma junção de todos os setores da sociedade, pois a educação inclusiva consiste na ideia de uma escola que não seleciona crianças em função de suas diferenças individuais, precisa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento e não de segregação. È preciso rever todos os procedimentos referentes à inclusão escolar, sendo necessária uma transformação em todo o sistema, seja educacional, social ou político. Este estudo discute o tema em três aspectos: educação para todos: dos princípios e da lei; educação para todos: o ideal e educação para todos: a realidade. Mostra a necessidade de mudanças na gestão escolar e na estrutura física das escolas, pois não basta garantir na legislação, é necessário também valorizar o professor, efetivar políticas públicas, saindo da teoria para a prática. A inclusão não é algo impossível, representa um desafio que só será superado quando todos os profissionais do processo educativo se abrirem à mudança, revelando a necessidade de romper com a ideia preconcebida que muitos têm, que só educadores especializados podem trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais.
Saiba mais em: http://www.unijales.edu.br/unijales/arquivos/28022012094822_242.pdf
Esse texto relata justamente o que acontece no nosso dia a dia, nas escolas onde atuamos. A Inclusão só acontecerá de fato quando todos os profissionais envolvidos se abrirem para a mudança, e aplicarem nas salas de aula o que aprenderam na teoria.
ResponderExcluirUm abraço.
Realmente Cláudia, e principalmente nos falta apoio dos gestores, nos vários setores da própria secretaria de educação. Exemplo disso é, só serão lotados professores nas SRM se não faltar professor nas classes comuns. Como podemos fazer um trabalho de qualidade, sem a compreensão e apoio dos nossos SUPERIORES?
ExcluirGostei muito do seu blog amiga
ResponderExcluirGostei muito do texto cara amiga, e concordo que necessita-se de muitas mudanças para que realmente aconteça a inclusão.Temos muitas leis e diretrizes excelentes, porem na nossa prática no dia a dia nas escola houveram poucas mudanças falta muito o que mudar.
ResponderExcluirMas tenhamos pensamento positivos que ainda podemos chegar lá uma educação de qualidade para nossas crianças.