AEE Fechamento_Inez
Inclusão
na Prática Escolar
Caminhamos para a construção de uma
sociedade cada vez mais inclusiva, sinais desse processo de inclusão são vistos
com maior frequência nas escolas que promovem o acesso à escolarização e ao
Atendimento Educacional Especializado, serviço esse fundamental para a efetiva
inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais, público alvo da
Educação Especial.
Na
organização de uma escola para todos, o professor do AEE tem papel
preponderante, pois juntamente com o professor da classe comum e a família,
forma o “tripé” que impulsionará o desenvolvimento das habilidades e
potencialidades do estudante.
O
professor do AEE deve considerar os desafios vivenciados pelo estudante público
alvo da educação especial no ensino comum, conforme objetivos e atividades
propostas no currículo. A partir daí, deverá elaborar, executar e avaliar o
Plano de AEE, por meio da identificação de habilidades e necessidades específicas
dos estudantes definindo e organizando estratégias, serviços e recursos
pedagógicos e de acessibilidade, bem como realizar o atendimento conforme as
necessidades específicas de cada estudante, estabelecendo cronograma e a carga
horária, individual ou em pequenos grupos. Deverá também, planejar e produzir
materiais pedagógicos acessíveis, articulando com o professor da classe comum,
visando a disponibilização desses recursos. O professor especialista deverá
orientar o professor da classe comum e a família sobre a utilização dos
recursos pedagógicos e de acessibilidade, pelo estudante, com o objetivo de
ampliar o desenvolvimento de suas habilidades e promover sua autonomia e
independência.
Para
a consecução e elaboração do Plano de AEE é imprescindível que o professor
conheça seu aluno e suas particularidades e especificidades. Especificidades
essas, que dizem respeito principalmente à relação que ele estabelece com o
conhecimento que promove sua autonomia e independência, sendo necessário para
tanto o “Estudo de Caso”.
Assim,
o plano de AEE, aplicado na SRM, se bem elaborado, acompanhado e avaliado,
contribuirá para a aprendizagem do estudante e consequentemente para sua
autonomia e independência.
Caros(as)colegas o quadro em branco é um organograma por mim elaborado, situando o aluno no processo inclusivo na prática, porém não consegui enviá-lo.
ResponderExcluirPosteriormente tentarei novamente.
Mesmo assim espero que comentem meu texto.
Abraços!!!!!!
Olá, Inez!
ResponderExcluirBem esclarecedor seu texto no que diz respeito ao papel do professor de AEE. Interessante notar que o processo da escola inclusiva, apesar de muitos obstáculos têm apresentado um significativo avanço em nosso país. Beijos e até mais!
Obrigada colega!
ExcluirBjs! Até breve!
Olá coleguinha Inez, adorei seu texto, está sucinto, objetivo e esclarecedor sobre o papel do professor de AEE, Nós especialistas que atuamos na SRM, na maioria das vezes somos confundidos como professor substituto, ou professor de reforço escolar, e você foi bem clara em relação ao nosso papel no AEE. Parabéns. Um cheiro grande e até nosso encontro presencial da Pós.
ResponderExcluirOi coleguinha!!!!!!!
ResponderExcluirObrigada!!!
Bjs. até nosso encontro!!!!!
Olá Inez, seu texto ficou bem explícito quanto o papel do professor do AEE assim como a importância do trabalho em parceria com o professor da sala comum e com a famílias. Pois com a ajuda de todos os envolvidos será mais fácil alcançar os nossos objetivos que nada mais é do que desenvolver as habilidade e potencialidades dos alunos como você deixou bem claro. Parabéns!!!
ResponderExcluirBeijos...
Obrigada, cara colega!
ExcluirA opinião e contribuição dos colegas é um incentivo fundamental para aprendermos sempre mais.
Beijos!!!!
Olá Inez! Seu texto ficou muito bom. Abordou todos os aspectos que são imprescindíveis para a atuação do professor de AEE. Para o professor que está iniciando agora na prática de atuação no AEE seu texto é rico e de fácil compreensão. Parabéns! Sucesso sempre!
ResponderExcluirRenata
Obrigada amiga!
ResponderExcluirBeijos!
Oi Inez,muito bom o seu texto,muito bem colocado quando você diz que: "na organização de uma escola para todos, o professor do AEE tem o papel preponderante, pois juntamente com o professor da classe comum e a família, forma o “tripé” que impulsionará o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do estudante".
ResponderExcluirÉ isso mesmo amiga,com o empenho de todos , a tendência, é, que cada dia mais os nossos alunos especiais ganharão o lugar merecido por todos.
Este comentário foi removido pelo autor.
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