sexta-feira, 2 de agosto de 2013

AEE Fechamento_Inez

AEE Fechamento_Inez


Inclusão na Prática Escolar


    Caminhamos para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, sinais desse processo de inclusão são vistos com maior frequência nas escolas que promovem o acesso à escolarização e ao Atendimento Educacional Especializado, serviço esse fundamental para a efetiva inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais, público alvo da Educação Especial.
   Na organização de uma escola para todos, o professor do AEE tem papel preponderante, pois juntamente com o professor da classe comum e a família, forma o “tripé” que impulsionará o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do estudante.
   O professor do AEE deve considerar os desafios vivenciados pelo estudante público alvo da educação especial no ensino comum, conforme objetivos e atividades propostas no currículo. A partir daí, deverá elaborar, executar e avaliar o Plano de AEE, por meio da identificação de habilidades e necessidades específicas dos estudantes definindo e organizando estratégias, serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade, bem como realizar o atendimento conforme as necessidades específicas de cada estudante, estabelecendo cronograma e a carga horária, individual ou em pequenos grupos. Deverá também, planejar e produzir materiais pedagógicos acessíveis, articulando com o professor da classe comum, visando a disponibilização desses recursos. O professor especialista deverá orientar o professor da classe comum e a família sobre a utilização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, pelo estudante, com o objetivo de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades e promover sua autonomia e independência.
   Para a consecução e elaboração do Plano de AEE é imprescindível que o professor conheça seu aluno e suas particularidades e especificidades. Especificidades essas, que dizem respeito principalmente à relação que ele estabelece com o conhecimento que promove sua autonomia e independência, sendo necessário para tanto o “Estudo de Caso”.
   Assim, o plano de AEE, aplicado na SRM, se bem elaborado, acompanhado e avaliado, contribuirá para a aprendizagem do estudante e consequentemente para sua autonomia e independência.




11 comentários:

  1. Caros(as)colegas o quadro em branco é um organograma por mim elaborado, situando o aluno no processo inclusivo na prática, porém não consegui enviá-lo.
    Posteriormente tentarei novamente.
    Mesmo assim espero que comentem meu texto.
    Abraços!!!!!!

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  2. Olá, Inez!
    Bem esclarecedor seu texto no que diz respeito ao papel do professor de AEE. Interessante notar que o processo da escola inclusiva, apesar de muitos obstáculos têm apresentado um significativo avanço em nosso país. Beijos e até mais!

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  3. Olá coleguinha Inez, adorei seu texto, está sucinto, objetivo e esclarecedor sobre o papel do professor de AEE, Nós especialistas que atuamos na SRM, na maioria das vezes somos confundidos como professor substituto, ou professor de reforço escolar, e você foi bem clara em relação ao nosso papel no AEE. Parabéns. Um cheiro grande e até nosso encontro presencial da Pós.

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  4. Oi coleguinha!!!!!!!
    Obrigada!!!
    Bjs. até nosso encontro!!!!!

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  5. Olá Inez, seu texto ficou bem explícito quanto o papel do professor do AEE assim como a importância do trabalho em parceria com o professor da sala comum e com a famílias. Pois com a ajuda de todos os envolvidos será mais fácil alcançar os nossos objetivos que nada mais é do que desenvolver as habilidade e potencialidades dos alunos como você deixou bem claro. Parabéns!!!
    Beijos...

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    1. Obrigada, cara colega!
      A opinião e contribuição dos colegas é um incentivo fundamental para aprendermos sempre mais.
      Beijos!!!!

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  6. Olá Inez! Seu texto ficou muito bom. Abordou todos os aspectos que são imprescindíveis para a atuação do professor de AEE. Para o professor que está iniciando agora na prática de atuação no AEE seu texto é rico e de fácil compreensão. Parabéns! Sucesso sempre!
    Renata

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  7. Oi Inez,muito bom o seu texto,muito bem colocado quando você diz que: "na organização de uma escola para todos, o professor do AEE tem o papel preponderante, pois juntamente com o professor da classe comum e a família, forma o “tripé” que impulsionará o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do estudante".
    É isso mesmo amiga,com o empenho de todos , a tendência, é, que cada dia mais os nossos alunos especiais ganharão o lugar merecido por todos.

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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