sexta-feira, 6 de setembro de 2013

RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA



 RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA



A tecnologia assistiva pode ser compreendida como recursos, equipamentos ou aparatos que auxiliam, funcionalmente, no desempenho de alguma atividade. Segundo Bersch, “é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão”.
         Sabemos, porém, que uma grande parte dos materiais pedagógicos comprados não pode ser utilizada como nós gostaríamos, por não atender as necessidades específicas de nossos alunos, aí entra a criatividade do professor para poder adaptar um material que possa ser utilizado em uma situação de ensino.
         Ao indicar ou elaborar um recurso pedagógico para nosso aluno com deficiência física, devemos considerar algumas características físicas do mesmo que acabam por indicar-nos as devidas adaptações.
         Assim podemos dizer que para construímos o design de um recurso pedagógico, para um aluno com deficiência física, devemos levar em consideração três condições fundamentais:
         - características do aluno, seus aspectos físicos, sociais, afetivos e motores;
         - o objetivo pretendido para o ensino, o que se deseja ensinar;
         - quais materiais suprem essas necessidades educacionais especiais.
         Portanto, o material pedagógico deverá atender aos objetivos de ensino estabelecidos e atender às características potenciais ( motoras, físicas, cognitivas etc. ) do aluno com deficiência física, prevendo a funcionalidade desse recurso para o aluno em questão.
         Cada necessidade é única, portanto, cada caso deve ser estudado com muita atenção. A experimentação deve ser realizada, pois permite observar como o recurso está contemplando as necessidades percebidas.

Sugestões de recursos para o aluno com deficiência física

ESCREVEDO COM SÍMBOLOS

         Para alunos que apresentam dificuldades para acompanhar a turma e o seu ritmo para compreender a leitura é diferenciado, indicamos textos apoiados com símbolos que facilitam a competência no entendimento do mesmo. O aluno se desafiará a ler e terá mais sucesso o que favorecerá sua autoestima, passa a fazer a leitura global e tem acessos a novos conhecimentos com autonomia. Através do software Escrevendo com Símbolos o professor especializado poderá produzir para o aluno os textos apoiados por símbolos, como por exemplo:

         Texto produzido com o software “Escrevendo com Símbolos”

Este recurso possibilita ao aluno com dificuldades em compreender, processar e/ou decodificar informação escrita, com o uso ou não do teclado e mouse convencional, a compor mensagens escritas, sejam frases ou textos simples.

PASTAS E FICHÁRIOS
        
         Para alunos que apresentam dificuldades motoras podemos utilizar vários tipos de pasta como recurso para comunicação alternativa, tais como, cardápios, fichários de variados tamanhos, sendo adaptados às características físicas e motoras dos usuários.



Estas pastas foram adaptadas com viradores que possibilitam melhor desempenho motor e diminuem o tempo de seleção dos estímulos para comunicação. Os viradores coloridos tem a função de facilitar a discriminação de cada folha, e cada cor do virador representa uma categoria gramatical: laranja (substantivos); verde (verbos); amarelo (pessoas); azul (estados emocionais) e branca (tempo, espaço e frases interrogativas e imperativas).

TANGRAM IMANTADO

Visa desenvolver o raciocínio lógico e a discriminação de formas e cores, dentre outras. Confeccionado para aluno com dificuldade de preensão. A colocação do imã facilita ao aluno o manuseio e a fixação das peças. Auxilia em dificuldades advindas da espasticidade e de movimentos involuntários de membros superiores, características comuns em alunos com paralisia cerebral do tipo espástica ou atetóide.


O jogo é utilizado sobre uma placa imantada revestida com papel contact. As peças possuem imãs na parte posterior e são feitas em madeira com espessura de 1,5 cm e pintadas com tinta lavável. As peças foram ampliadas permitindo a preensão em pinça com dois ou mais dedos.







Fonte de Consulta:
AEE para Deficiência Física – MEC/SEESP/2007
Portal de Ajudas Técnicas – MEC/SEESP/2006 e 2007

IMAGENS ANEXAS ESCREVEDO COM SÍMBOLOS
PASTAS E FICHÁRIOS
TANGRAM IMANTADO

6 comentários:

  1. Prezados colegas, boa noite.

    Informo que não consegui inserir as imagens na postagem acima. Porém o farei oportunamente, assim que conseguir ajuda.

    Beijos,

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  2. Colegas, consegui inserir as figuras como anexo, não ficou como eu gostaria, pois deveriam aparecer no corpo do trabalho, espero que entendam a aplicabilidade dos recursos que as mesmas representam.
    Beijos!!!

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  3. Oi Inez, gostei muito das suas indicações dos recursos de TA,principalmente do tangram imantado,eu não conhecia,mas pude perceber que o mesmo é uma ótima opção para trabalharmos com o aluno o desenvolvimento do raciocínio lógico,pode ser explorado também atenção,concentração,forma, cores e especialmente a dificuldade de preensão.

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  4. Olá Inez, adorei sua indicação de recurso de tecnologia assistida, concordo com a Glória, o Tangran imantado é uma boa ideia para trabalhar com o aluno com DF. Um abraço.

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  5. Oi Inez! Gostei de sua indicação do Tangran imantado. Ainda não conhecia esse tipo de TA. Trata-se de uma maneira simples de trabalhar muitos conteúdos e de maneira lúdica, principalmente com os alunos menores, principalmente com o Tangran que por si só já é bem atrativo imagine as peças bem coloridas. Parabéns!Show de bola!

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  6. Olá querida Inez, suas idéias são excelentes!! esses recursos facilitará a vida dos alunos na sua oralidade e também e sua concentração e sua habilidade e raciocínio.A idéia do Tangran imantado será uma praticidade para um aluno com DF.

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