quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Cabe ao educador propiciar condições e liberdade para que o aluno com deficiência intelectual possa construir a sua inteligência de acordo com recursos intelectuais que lhe é disponível, tornando-se agente capaz de produzir significado e conhecimento. A intervenção do professor deve ser no sentido de fazer com que esses alunos percebam a capacidade que tem de pensar, de realizar ações em pensamento, de tomar consciência de que são capazes de usar a inteligência na resolução de situação problema, agindo com autonomia para escolher o caminho da solução e a sua maneira de atuar inteligentemente. Apresentamos algumas atividades que favorecem o processo de aprendizagem, a autonomia, a interação e a participação do aluno com deficiência intelectual na escola e em outros ambientes. CONJUNTO MEMÓRIA EDUCATIVA
Conjunto de jogos que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento da percepção visual, memória, atenção, concentração, estabelecimento do conceito igual e diferente, através do pareamento de figuras. Os alunos são desafiados a encontrar o correspondente de cada figura e aprendendo assim conceitos variados. POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO • Dispor todas as peças arrumadas em cima da mesa ou no chão, com as figuras voltadas para baixo; • Cada jogador deverá ir virando as peças para ver se consegue formar um par de figuras iguais; • Quem não consegue, deixa as peças exatamente como estavam.  OUTRAS ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A MEMÓRIA: • Fazer no quadro branco desenhos simples e sem que os alunos/as vejam, apagar um. Em seguida, pedir a elas que identifiquem aquele que foi apagado; • Repetir gestos apresentados pelo professor ou colegas; • Fazer uma sequência de gestos, os quais deverão ser repetidos pelos alunos. Ex: as duas mãos na cabeça, nos ombros, nos olhos, na cintura, nos pés. JOGO DE MEMÓRIA ALFABETIZAÇÃO
Desenvolve: Atenção, concentração, memorização imediata, percepção dos detalhes, organização espacial. Ótimo estímulo e entretenimento para trabalho em grupo ou individual. POSSIBILIDADE DE EXPLORAÇÃO: • Dispor todas as peças arrumadas sobre a mesa ou no chão com as figuras viradas para cima; • Numa etapa inicial o aluno/a procurará os pares classificando-os; • Em etapa avançada, poderá voltar as figuras viradas para baixo que são pinçadas uma a uma formando os pares; JOGO DE ALFABETO ILUSTRADO
O Alfabeto Ilustrado auxilia na aquisição da linguagem escrita, promovendo a associação entre gravura, letra e palavra. O alfabeto ilustrado é uma ótima opção para trabalhar com alunos com deficiência intelectual. FAVORECE: • Discriminação visual; • Desenvolvimento do vocabulário.; • Identificação de figuras; • Reconhecimento das letras do alfabeto; • Associação da figura à letra inicial e à palavra. POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO • Associar as partes que compõem cada peça do conjunto; • Nomear as figuras e depois procurar cada letra inicial correspondente; • Nomear a letra do alfabeto ilustrado e procurar a figura correspondente; • Misturar todas as peças que contém as letras e sorteie uma de cada vez; • Nomear a letra do alfabeto ilustrado e procurar a figura correspondente. - Fazer a mesma coisa, sorteando as palavras. CONJUNTO SEQUÊNCIA LÓGICA
Permite explorar a organização espaço-temporal através de atividade de sequenciação, utilizando a linguagem oral como recurso associado ao material. Possibilita a construção de histórias com critérios lógicos relacionando as imagens ao começo, meio e fim de acontecimentos do dia-a-dia.

Um comentário:

  1. Inez gostei muito dos jogos que você postou como favorável ao aprendizado dos estudantes com deficiência intelectual,principalmente porque os mesmos favorecem o desenvolvimento da percepção visual, memória, atenção e concentração,refletindo no avanço social e cognitivo do aluno.

    ResponderExcluir