quinta-feira, 17 de outubro de 2013
ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Cabe ao educador propiciar condições e liberdade para que o aluno com deficiência intelectual possa construir a sua inteligência de acordo com recursos intelectuais que lhe é disponível, tornando-se agente capaz de produzir significado e conhecimento. A intervenção do professor deve ser no sentido de fazer com que esses alunos percebam a capacidade que tem de pensar, de realizar ações em pensamento, de tomar consciência de que são capazes de usar a inteligência na resolução de situação problema, agindo com autonomia para escolher o caminho da solução e a sua maneira de atuar inteligentemente.
Apresentamos algumas atividades que favorecem o processo de aprendizagem, a autonomia, a interação e a participação do aluno com deficiência intelectual na escola e em outros ambientes.
CONJUNTO MEMÓRIA EDUCATIVA
Conjunto de jogos que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento da percepção visual, memória, atenção, concentração, estabelecimento do conceito igual e diferente, através do pareamento de figuras. Os alunos são desafiados a encontrar o correspondente de cada figura e aprendendo assim conceitos variados.
POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO
• Dispor todas as peças arrumadas em cima da mesa ou no chão, com as figuras voltadas para baixo;
• Cada jogador deverá ir virando as peças para ver se consegue formar um par de figuras iguais;
• Quem não consegue, deixa as peças exatamente como estavam.
OUTRAS ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A MEMÓRIA:
• Fazer no quadro branco desenhos simples e sem que os alunos/as vejam, apagar um. Em seguida, pedir a elas que identifiquem aquele que foi apagado;
• Repetir gestos apresentados pelo professor ou colegas;
• Fazer uma sequência de gestos, os quais deverão ser repetidos pelos alunos. Ex: as duas mãos na cabeça, nos ombros, nos olhos, na cintura, nos pés.
JOGO DE MEMÓRIA ALFABETIZAÇÃO
Desenvolve: Atenção, concentração, memorização imediata, percepção dos detalhes, organização espacial. Ótimo estímulo e entretenimento para trabalho em grupo ou individual.
POSSIBILIDADE DE EXPLORAÇÃO:
• Dispor todas as peças arrumadas sobre a mesa ou no chão com as figuras viradas para cima;
• Numa etapa inicial o aluno/a procurará os pares classificando-os;
• Em etapa avançada, poderá voltar as figuras viradas para baixo que são pinçadas uma a uma formando os pares;
JOGO DE ALFABETO ILUSTRADO
O Alfabeto Ilustrado auxilia na aquisição da linguagem escrita, promovendo a associação entre gravura, letra e palavra. O alfabeto ilustrado é uma ótima opção para trabalhar com alunos com deficiência intelectual.
FAVORECE:
• Discriminação visual;
• Desenvolvimento do vocabulário.;
• Identificação de figuras;
• Reconhecimento das letras do alfabeto;
• Associação da figura à letra inicial e à palavra.
POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO
• Associar as partes que compõem cada peça do conjunto;
• Nomear as figuras e depois procurar cada letra inicial correspondente;
• Nomear a letra do alfabeto ilustrado e procurar a figura correspondente;
• Misturar todas as peças que contém as letras e sorteie uma de cada vez;
• Nomear a letra do alfabeto ilustrado e procurar a figura correspondente. - Fazer a mesma coisa, sorteando as palavras.
CONJUNTO SEQUÊNCIA LÓGICA
Permite explorar a organização espaço-temporal através de atividade de sequenciação, utilizando a linguagem oral como recurso associado ao material. Possibilita a construção de histórias com critérios lógicos relacionando as imagens ao começo, meio e fim de acontecimentos do dia-a-dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Inez gostei muito dos jogos que você postou como favorável ao aprendizado dos estudantes com deficiência intelectual,principalmente porque os mesmos favorecem o desenvolvimento da percepção visual, memória, atenção e concentração,refletindo no avanço social e cognitivo do aluno.
ResponderExcluir